Cogumelos: importantes aliados de uma dieta saudável

Atualizado: Jul 27

que talvez você não saiba é a quantidade de benefícios que eles podem proporcionar


Shitake, shimeji, portobello, cogumelo rei, cogumelo-do-sol… Existe uma ampla variedade de cogumelos comestíveis e é bem provável que alguns deles já façam parte da sua dieta. O que talvez você não saiba é a quantidade de benefícios que eles podem proporcionar.

Versáteis e com muitos recursos nutricionais, é cada vez maior o número de receitas de sucesso que leva cogumelo no preparo. No passado eles já foram tratados como remédio pelos chineses e como alimentos especiais exclusivos dos faraós pelos egípcios. Hoje, essa é mais uma opção acessível ao prato de milhões de brasileiros.

A culinária oriental teve uma influência significativa no aumento da popularidade dos cogumelos no Brasil, especialmente depois da chegada dos imigrantes japoneses a partir dos anos 60. Para se ter uma ideia, em 1995 um estudo do Embrapa mostrou que o consumo médio de cogumelo no Brasil era de apenas 30 gramas per capita/ano, enquanto hoje já está próximo de 200 gramas.

Os benefícios do consumo de cogumelos

Populares no Oriente, muitos dos estudos relacionados aos benefícios dos cogumelos têm origem em países como Japão e China. Posteriormente, alguns deles foram comprovados também pela medicina ocidental. Confira algumas razões para você incluir esse alimento no seu dia a dia.

Cogumelos previnem o câncer

É comprovado cientificamente que há uma relação entre a ingestão de cogumelos e uma menor incidência de tumores. Além de terem um efeito preventivo, esses vegetais ajudam a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer. Isso se deve ao fato de o alimento possuir substâncias que fortalecem o sistema imunológico.

Bom para quem deseja perder peso

Eficiência é palavra-chave para shitakes e shimejis. Para se ter uma ideia, 100 gramas de cogumelos têm menos do que uma grama de gordura e o total não ultrapassa as 40 calorias. Além disso, esse alimento é rico em fibras, elemento que aumenta a sensação de saciedade e faz com que você coma menos.

Aumento da imunidade

Entre todos os benefícios dos cogumelos, o aumento da imunidade talvez seja o mais reconhecido e importante de todos. Isso se deve ao fato de que as fibras betaglucanas estimulam os linfócitos T a produzirem citocinas. Como resultado, o nosso sistema imunológico fica mais bem preparado para eventuais ataques de vírus, bactérias e até mesmo tumores.

Redução do colesterol

Já mencionamos que os cogumelos têm baixos índices de gorduras e lipídios. Essa característica faz com que eles sejam considerados bons alimentos para reduzir os riscos de colesterol alto, o que consequentemente o torna menos propenso a infartos. A betaglucana, de novo ela, se une às moléculas de gordura que ameaçam a saúde cardíaca e elimina-as por meio das fezes. 

As fibras fazem bem para o intestino

As fibras presentes nos fungos também são muito úteis para aqueles que têm problemas de prisão de ventre. Isso porque essas substâncias ajudam a melhorar o funcionamento intestinal, regulando seu organismo e evitando a desconfortável sensação de ficar “estufado” após as refeições.

Quanto devo consumir de cogumelo?

Não há consenso entre os cientistas sobre a quantidade ideal de cogumelos a ser consumida, uma vez que diversos fatores precisam ser levados em consideração em cada dieta. Entretanto, sabe-se que o excesso de cogumelos não é prejudicial à saúde e que comer pelo menos 200 a 300 gramas por semana já é suficiente.



Que tal experimentar essas delícias hoje mesmo? 

Fonte:Jasmine



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