Como Escolher o Melhor Cuidador de Idoso Para Sua Família
- Guia de Referenciados
- 9 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Escolher um bom cuidador de idosos para sua família é uma grande e importante responsabilidade.
De forma geral, é importante buscar alguém que seja maior de idade e tenha pelo menos o ensino fundamental completo para que possa auxiliar na hora da medicação ou das visitas ao médico, por exemplo.
Para saber como escolher um cuidador de idosos para sua família é sempre bom se atentar em alguns detalhes antes de contratar alguém.
Os principais pontos a serem analisados são: o perfil do candidato, suas experiências práticas, cursos realizados e conhecimentos teóricos.
Entrevista com o candidato à Cuidador de Idoso
Antes de contratar alguém para o serviço, sempre realize uma entrevista pessoal com o candidato para conhecê-lo melhor.
Nessa entrevista, um dos pontos mais importantes é analisar a personalidade da pessoa.
Ser paciente é a principal característica que um cuidador de idosos deve ter.
Além disso, a pessoa tem que ser responsável e interessada para poder atender a todas as necessidades do idoso e realizar as tarefas mais complicadas, como dar a medicação.
Pense se o candidato se dará bem com o idoso, se não perderá a paciência e se já trabalhou com alguém que tinha as mesmas necessidades que seu familiar.
Na entrevista, também é interessante perguntar o motivo para a pessoa ter entrado nesse ramo.
Cursos específicos Busque e prefira candidatos que tenham algum curso sobre cuidados com idosos ou na área de saúde.
Cursos de enfermagem e primeiros-socorros são extremamente importantes para garantir o bem-estar e a segurança do idoso.
Hoje em dia existe uma grande opção de cursos, então não é difícil encontrar um candidato que tenha pelo menos um deles.
Por isso, é necessário também analisar se o candidato é bom na parte prática.
Analisar a experiência prática Ter experiência no trabalho prático é tão importante quanto o conhecimento teórico.
Por isso, pergunte sempre com quais tipos de tarefa o candidato está acostumado e quais ele poderá realizar.
Analise se as experiências de trabalho anteriores serão úteis para as necessidades do seu familiar, já que cada idoso apresenta necessidades específicas.
Referências e indicações Veja sempre se o candidato tem boas referências dos lugares onde trabalhou e procure ligar para o antigo local de trabalho para perguntar sobre a personalidade do cuidador e se houve algum problema.
Outra dica é pedir indicações de cuidadores de idosos para pessoas conhecidas, sempre perguntando sobre quais foram as experiências da pessoa com o candidato.
Habilidades específicas Depois de observar se o perfil do candidato é o ideal para o cuidado de seus familiares, é hora de explicar a ele o nível de dependência do idoso.
Como cada pessoa tem uma necessidade específica, nem sempre o candidato tem experiência nas tarefas e funções que o idoso precisa.
Por isso, é sempre importante deixar claro quais serão as tarefas dele e perguntar se ele tem alguma experiência anterior naquilo.
Ligue para as referências e pergunte quais foram as experiências com o candidato em determinadas funções e se houve algum problema com o cumprimento delas.
Por fim, para saber como escolher um cuidador de idosos ideal para sua família, leve sempre em consideração que o cuidador será uma companhia para o idoso, então busque um cuidador com quem seu familiar terá uma boa convivência e que poderá suprir as necessidades dele.
Fonte:cuidador de idoso
コメント