5 Cuidados Com a Barba Para a Rotina do Dia a Dia

A barbearia é um nicho que vem crescendo e chamando a atenção de muitos homens que desejam se cuidar. Portanto, saber orientar esse cliente em sua rotina pós-barba é uma maneira de criar uma ótima experiência e fidelizá-lo.

O investimento em bons produtos, a inovação nos tratamentos e a criação de ações promocionais são algumas das táticas usadas para promover um salão de beleza e conquistar mais clientes. Porém, além de investir nos tratamentos realizados dentro do salão, é essencial orientar os clientes sobre os cuidados que eles devem ter no dia a dia.

A barbearia é um nicho que vem crescendo e chamando a atenção de muitos homens que desejam se cuidar. Portanto, saber orientar esse cliente em sua rotina pós-barba é uma maneira de criar uma ótima experiência e fidelizá-lo.

Pensando nisso, nós preparamos 5 dicas sobre cuidados com a barba que você pode oferecer aos seus clientes. Para conferir, acompanhe o post!

1. Lavar com um shampoo adequado

Como nós apontamos no início do post, o nicho de barbearia vem crescendo rapidamente, e isso abriu portas para que surgissem produtos específicos para essa região do rosto. É essencial que seu cliente use esses produtos, a fim de conquistar um resultado mais profissional e duradouro em casa.

Oriente-o a lavar a barba com um shampoo adequado e explique que esse produto remove as células mortas que causam coceira, irritação e oleosidade na pele. Além disso, usar um shampoo de cabelo ou sabonetes corporais pode trazer prejuízos ao rosto, como espinhas ou ressecamento excessivo.

2. Secar os fios corretamente

Um erro muito comum cometido pelos donos de barbas volumosas é deixá-las secar naturalmente, mas isso pode favorecer a ocorrência de fungos, que podem causar problemas, como caspas, mau cheiro, queda e oleosidade excessiva.

Para isso, é possível usar um secador em uma temperatura moderada para não machucar a pele do rosto, até que os fios fiquem completamente secos.

3. Manter os fios hidratados

A hidratação não é um requisito importante apenas para os cabelos. Os fios da barba também precisam desse cuidado, a fim de ficarem mais maleáveis e com uma aparência saudável.

Para isso, também existem óleos, balms e ceras específicas, que cuidam do fio de dentro para fora, ajudando até mesmo a manter o desenho escolhido na barbearia, além de contribuírem para um crescimento mais alinhado.

4. Pentear a barba diariamente

Outro passo importante nos cuidados com a barba é manter os fios penteados diariamente. Quem é dono de uma barba grossa e ondulada deve apostar em pentes com dentes maiores e mais espaçados. Já quem tem a barba mais fina e lisa pode apostar em dentes menores e menos espaçados.

Depois da hidratação, oriente-o a passar delicadamente o pente sobre os fios, penteando na direção do crescimento. O ideal é evitar pentes de plástico e apostar na sua versão em madeira.

5. Voltar para aparar regularmente

Pelo bem do crescimento da própria barba, seu cliente não pode passar meses sem visitar a cadeira do barbeiro. Quem busca por mais volume e extensão tende a passar longos períodos longe da tesoura por acreditar que isso adia o crescimento.

Portanto, você deve deixar claro que isso é um mito e que, para crescerem saudáveis, os fios precisam de uma aparada sempre que perdem o formato.

Após alguns meses seguindo suas dicas de cuidados com a barba, seus clientes vão notar a diferença, e isso agrega valor ao seu espaço. É essencial demonstrar que sua preocupação com o público vai além do tempo que ele passa dentro do salão e que seu principal objetivo é que ele tenha sucesso em sua autoestima.


11 visualizações