Navegação Publicar Anúncio

Higiene | Saiba por que é importante lavar as mãos

9 de abril de 2018 Saúde

0 Comentários

water-2749526_1920

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.

Segundo o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, vírus e bactérias são facilmente transportados pelas mãos das pessoas. “Em geral, as mãos são a parte do corpo que mais tem contato entre uma pessoa e outra e as pessoas, em geral, usam as mãos pra diversas coisas, costumam passar a mão nos olhos, no nariz, na boca, no corpo, muitas vezes, sem perceber; assim como tocam diversos objetos e todas essas podem ser fonte de micro-organismos que causam doenças e a sua transmissão pode ser muito reduzida se as pessoas lavarem as mãos adequadamente”, explica.

A lavagem das mãos exige certo cuidado e deve ser realizada com frequência. O diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica a maneira correta de fazer a higiene. “Basicamente, a pessoa deve usar água limpa e sabonete, lavar integralmente toda a superfície da mão, iniciando pelas palmas das mãos, preocupando-se muito com as pontas dos dedos, com o espaço entre os dedos, com as unhas, o dorso da mão e lavando até a região do punho, deve demorar aproximadamente de 30 segundos a um minuto. Isso pode ser substituído ou complementado pela utilização de álcool em gel”, indica.

 O servidor público, Amilton Martins, acredita que nunca contraiu uma virose ou infecção porque sempre se lembra de lavar as mãos. “Com o trabalho que nós trabalhamos aqui, recebemos correspondência e passamos na xerox. Então a gente tem que lavar as mãos porque a gente não sabe o que tem no papel que nós recebemos do Brasil todo, ninguém sabe o que tem naquela folha, naquele envelope. Então a gente lava os dedos em cima, em baixo, até o braço mesmo; se for possível, depois até um álcool a gente põe nas mãos. Eu sempre me cuidei mesmo com isso aí, essas doenças nunca me pegaram não”, conta.

Ainda de acordo com o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch, a lavagem das mãos deve ser feita não somente antes das refeições e antes e depois de ir ao banheiro, mas também depois de tocar em objetos fora de casa, antes de tocar em bebês, depois de ter contato com pessoas doentes e sempre que a pessoa achar necessário.

 

Fonte: Ana Cláudia Amorim / Web Rádio Saúde

 

Deixe seu Comentário

  • Espaguete Amatriciana

    por em 21 de setembro de 2019 - 0 Comentários

      Uma das receitas símbolo da culinária tradicional italiana, simples, prática e extremamente saborosa. Dificuldade: Fácil                       ...

Categorias do Blog

Tags